5 dicas para escolher o guarda-roupas ideal
A cama é com certeza o primeiro móvel que nos vem à mente quando pensamos em móveis para quarto, entretanto, não é o único móvel necessário. O guarda-roupas vem logo em seguida na lista, não só para o armazenamento das roupas e acessórios, como também para manter o cômodo organizado e limpo.
Afinal, além de oferecer mais espaço do que as cômodas e baús, por exemplo, o guarda-roupas é muito prático para a separação e classificação dos itens, além de muito útil para a decoração. Quem nunca passou horas tentando escolher entre aquele guarda-roupas com espelhos, aquele com nichos (estilo penteadeira) ou aquele mais básico que combina com tudo?
Isso porque, apesar de ser super divertido trocar os móveis da casa e montar o novo estilo do seu quarto, escolher o guarda-roupas ideal nem sempre é uma tarefa tão fácil. Alguns fatores devem ser levados em consideração na hora da seleção, e estamos falando sobre muito além do design e preço.
Quer saber quais são as nossas dicas para escolher o guarda-roupas novo para o seu quarto? Então continue lendo este conteúdo até o final e descubra!
Como escolher o guarda-roupas ideal para o seu quarto
Assim como a maioria dos móveis da casa, seu guarda-roupas é um item que será usado a longo prazo. Ou seja, vai ficar com você por um bom tempo. Então, muito cuidado e atenção na hora de escolher! É claro que você pode trocar seus móveis sempre que necessário, mas não tem nada melhor do que investir em uma peça durável, de alta qualidade, funcional e que ainda é a sua cara.
O segredo é começar por uma lista de requisitos, ou seja, todas aquelas características e atributos que o seu móvel deve ter. Dessa forma, você limita as suas opções e não perde tempo considerando algum modelo que, no fim das contas, não caberá no seu cômodo, no seu orçamento ou não atenderá as suas necessidades.
Tamanho
Este é o principal limitador na hora de escolher um móvel novo, principalmente quando nos referimos a um guarda-roupas, por se tratar de um móvel naturalmente grande. Por isso, é preciso saber exatamente qual é o espaço disponível, tanto em largura, quanto em altura e profundidade.
Visualize a nova proposta de decoração do seu quarto e defina onde ficará o seu guarda-roupas. Depois disso, basta pegar uma fita métrica e calcular qual é o tamanho limite para o seu móvel. Porém, não basta apenas calcular o espaço vazio, é preciso levar em consideração também a distância mínima de outros móveis, como a cama, a escrivaninha e uma penteadeira, por exemplo, assim como portas e janelas.
Após o cálculo do tamanho, use essa informação como filtro ao selecionar aqueles modelos que você mais gosta.
Nichos e divisões
Agora que já sabemos qual é o tamanho do móvel, é preciso definir como será a parte interna e entender quais são as suas necessidades. Os modelos de guarda-roupas com nicho, que se assemelham a uma penteadeira, cumprem bem sua função, porém ocupam parte do que seria o espaço interno. Da mesma forma, mesmo naqueles modelos todo fechados, é preciso decidir sobre a quantidade de gavetas e espaço de cada divisória.
Por exemplo, se você tem várias peças que precisam de gavetas, como meias, acessórios (toucas, bonés, cachecóis, cintos etc.), isso deve ser considerado. Entretanto, se você tem várias peças de roupas mais compridas, como vestidos, macacões e ternos, por exemplo, vai precisar de espaços mais altos e largos.
Tanto nas lojas físicas quanto virtuais, é possível visualizar a parte de dentro do guarda-roupas. Tente imaginar onde ficariam suas coisas e se, naquele formato, você conseguiria guardar e organizar tudo com facilidade.
No entanto, caso seu cômodo seja mais espaçoso e você tenha uma cômoda, baú ou outro espaço para armazenar suas coisas, terá também mais liberdade para escolher o modelo de divisórias e nichos que você preferir.
Modelo
Qual será a cor ou o design do móvel? Quais os detalhes? Nichos ou não? Espelho em uma das portas ou ambas? Moderno, clássico ou atemporal? São tantas opções e dúvidas que fica até difícil de escolher. Mas vamos por partes!
Primeiro de tudo, você está montando um quarto todo novo ou apenas substituindo um móvel antigo? No primeiro caso, é possível usar mais da criatividade e criar um ambiente completamente novo! No segundo caso, o ideal é seguir o mesmo estilo e cor dos outros móveis que você já tem. O importante, no final das contas, é manter a harmonia na mobília.
Especialmente quando falamos sobre o quarto, que é um local dedicado ao descanso e relaxamento, a falta de harmonização influencia diretamente no nosso equilíbrio e bem-estar psicológico.
Ainda que não façam parte da mesma linha ou coleção, o guarda-roupas e os demais móveis do quarto devem ter os mesmos elementos. Mesma cor, mesmo tipo de madeira, design semelhante etc. Ou seja, precisam ser bem parecidos entre si.
Dica extra!
Se você tem pouco espaço no seu quarto, que tal investir na funcionalidade do guarda-roupas? Aqueles modelos com nichos e espelhos podem substituir as penteadeiras e espelhos de parede. Assim, você mantém seu cômodo preferido da casa completo e ainda economiza no espaço e no orçamento.
Conheça os guarda-roupas da Cybelar
Aqui na Cybelar, você pode comprar móveis online com o preço justo, variedade de opções, qualidade e entrega rápida que você merece. Em nossa seção de móveis para quarto você encontra todos os modelos de guarda-roupas citados acima, do maior ao mais compacto, em diversas cores e formatos.
Acesse nossa loja online e confira nossa categoria de guarda-roupas e todas as demais categorias de móveis para quarto. Se preferir, você também pode visitar nossas lojas físicas presentes no interior de São Paulo.