Cromoterapia: como as cores dos seus móveis influenciam no seu bem-estar
Você sabia que as cores podem influenciar diretamente em nosso comportamento? Isso mesmo, elas podem mudar o nosso humor, nos deixar mais concentrados (ou tirar completamente o nosso foco), dar fome, ajuda da digestão, ajudar no tratamento de alguns problemas de saúde, entre outras coisas que somente a cromoterapia explica.
Por isso, na hora de escolher os móveis da sua casa, levando em consideração as cores de cada uma das peças, é importante dar a energia certa para o ambiente em que ele está incluído.
Quer saber mais sobre como a cromoterapia pode te ajudar na hora de decorar a sua casa? Então leia este conteúdo até o final!
O que é cromoterapia?
A cromoterapia é uma pseudociência, que estuda os efeitos das cores nos seres humanos. De acordo com essa prática, as cores afetam diretamente nossos comportamentos, alteramos sentimentos, e também podem ajudar no tratamento de algumas doenças. Porém, é claro, como um complemento, não como uma forma única de tratamento.
Por isso, algumas marcas possuem certas cores, para despertar o sentimento certo em seus clientes. Como por exemplo, algumas empresas do ramo alimentício usam vermelho e amarelo, que são cores que despertam a fome. Logo, não são as cores que você deseja nos móveis para cozinha!
Apesar do estudo das cores existir desde o século XVII, a OMS (Organização Mundial da Saúde) só reconheceu a terapia como uma efetiva nos anos 80. Hoje em dia, ela é aplicada em diversas áreas como moda, móveis, nas terapias alternativas e também em lâmpadas e outros objetos de decoração.
Quais são os benefícios da cromoterapia?
A cromoterapia pode trazer vários benefícios para o nosso dia a dia. Uma vez que a cor é adicionada no ambiente correto, ela pode melhorar vários aspectos da nossa saúde física e mental. Assim:
- Trazendo mais alívio para os sintomas de certas doenças;
- Combatendo o estresse;
- Melhorando o nosso bem-estar;
- Dando uma dose extra de ânimo;
- Tratando dores de cabeça;
- Ajudam na estimulação do nosso cérebro;
- Ajudando a relaxar na hora de dormir.
Como escolher a cor do móvel seguindo a cromoterapia?
Como já mencionamos, para tirar todo o proveito da cromoterapia, é preciso colocar as cores nos ambientes certos. Já demos o exemplo de como o vermelho não pode ir na cozinha, pois ele desperta a fome. Essa é uma cor que fica melhor no escritório, porque estimula a atenção e dá mais ânimo para realizar uma tarefa.
Mas cuidado para não extrapolar na hora de usar a cor. Ela precisa estar em um objeto só, como uma poltrona, ou o abajur em cima da mesa.
Além disso. outras cores oferecem poderes curativos, calmantes e estimulantes, por isso ficam melhores em um cômodo, por exemplo:
- Amarelo: essa cor está relacionada com o nosso raciocínio lógico, inteligência e criatividade, também ajuda a melhorar o bom humor. Ótima cor para os ambientes coletivos, como a sala de estar, e para os lugares onde as pessoas estudam ou trabalham.
- Laranja: ajuda na recuperação, tanto física quanto emocional; traz alegria e criatividade para o ambiente. Fica perfeita na sala de estar.
- Verde: remete equilíbrio e cura. Estimula a digestão, a imunidade e o combate a infecções, perfeita para ambiente como sala de jantar e, em pequenas partes, na cozinha.
- Azul: cor que representa a calma, paciência e habilidade de se comunicar efetivamente. Ajuda no combate a distúrbios do sono, portanto, é uma cor para se ter no quarto.
- Rosa: cor do afeto, amor e união, ajuda a trazer mais equilíbrio para as relações familiares e amorosas. Pode ficar em qualquer cômodo coletivo, como sala de estar, quarto do casal.
- Cinza: é uma cor bem neutra, porém, que remete a tristeza e apatia. Por isso, misture com cores mais alegres como o laranja ou o amarelo para deixar o ambiente mais equilibrado.
- Branco: essa cor lembra pureza e higiene. É leve e causa uma sensação de amplitude. Ideal para banheiros e móveis da cozinha.
- Marrom: para deixar o ambiente com uma energia sólida, de confiança e segurança, essa cor é perfeita. Então, use móveis dessa cor onde você precisa impor autoridade, como escritório.
Lembre-se, na hora de fazer a decoração da sua casa, que não é preciso pintar uma parede com essa cor para ter os benefícios dela para o ambiente. Você também pode usar objetos de decoração e, é claro, apostar em móveis com as cores certas para cada ambiente.
Então, na próxima vez que for comprar móveis novos para sua casa, pense além da estética da peça, pense também na energia que deseja trazer para o ambiente!
Quer ficar por dentro das dicas de decoração? Siga o nosso blog e assine a nossa newsletter!
Leia também: Como escolher o sofá perfeito: dicas práticas