Dicas para limpeza de móveis
Todo mundo gosta de ter uma casa organizada e limpa. Afinal, nada melhor do que chegar no conforto do seu lar e sentir aquele cheirinho reconfortante de limpeza. Poder tirar os sapatos no final de um dia longo de trabalho e deitar em um sofá aconchegante e perfumado.
Mas, infelizmente, os nossos móveis não ficam limpos e cheirosos sozinhos! Por isso, precisamos arregaçar as mangas e colocar a mão na massa (ou melhor nos produtos de limpeza!), para que eles fiquem sempre higienizados e com aquela cara de que acabou de sair da loja.
Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter a limpeza de móveis da sua casa.
Confira!
As melhores dicas de limpeza de móveis para sua casa
Em primeiro lugar, precisamos ressaltar que alguns móveis precisam de cuidados e atenção mais especiais, pois são feitos com materiais diferentes e mais delicados. Logo, eles pedem produtos específicos para manter a conservação e cor originais.
A limpeza de móveis aqui, vai muito além de tirar a poeira e remover o pelo dos pets (se você tiver um, é claro) das superfícies. Cada móvel precisa de uma higienização diferente e, por isso, separamos as nossas dicas de acordo com o tipo de material que eles são feitos.
Limpeza de móveis de madeira
Os móveis de madeiras são reconhecidos pela sua resistência, durabilidade e beleza estética. Apesar de possuírem um ar mais rústico, eles combinam com qualquer tipo de decoração em móveis para sala de estar, quarto, cozinha, sala de jantar etc.
Para que eles mantenham o aspecto mais brilhante, como se fossem novos, você pode utilizar o lustra móveis pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, é possível evitar o acúmulo de poeira, manter a higienização do local, e ainda conservar o brilho e aparência do móvel.
Recomendamos que você use uma flanela para limpar os móveis de madeira, pois elas não soltam fiapos e nem espalham o pó. O que é perfeito para quem sofre de alergias. Assim, você não fica espirrando durante a faxina.
Limpeza de MDF
O MDF é um material bastante utilizado na produção de móveis atualmente. A sigla significa “Medium Density Fiberboard”, ou seja, as chapas de madeira são produzidas com fibra de média densidade. Esse material é bem mais delicado do que a madeira, por isso, precisa de mais cuidados na hora de limpar.
Os móveis de MDF não precisam de lustre constante como os móveis de madeira, então aposte no lustra móveis apenas duas vezes ao mês, a cada 15 dias é o suficiente. Prefira um produto à base de silicone para o lustre, e a mesma dica sobre a flanela nas madeiras serve para o MDF.
Limpeza de móveis em laca
Os móveis em laca são aqueles que receberam um revestimento de resina, normalmente vegetal, para garantir a proteção e resiliência do móvel. Ainda que os móveis de madeira sejam os que mais precisam desse tipo de cobertura, outros materiais como ferro e vidro também se beneficiam desse tipo de revestimento.
Os móveis laqueados podem ser limpos apenas com um pano umedecido, ou se houver alguma sujeira mais difícil de sair, utilize um pouco de detergente neutro em uma esponja. Mas, lembre-se de usar o lado mais macio.
Vidro
Aqui, não cabem somente os móveis como mesas, mas também os eletrodomésticos como fornos elétricos e fogões, já que eles também possuem superfícies de vidro.
Para limpar esse material, você pode usar uma esponja úmida em água e sabão neutro para remover as manchas e sujeiras mais persistentes. Depois, use uma flanela seca para secar o local, dessa forma, quando a água secar não ficará manchas na superfície. Se quiser, também pode usar um papel toalha com álcool para que ele seque mais rápido.
Capas de poltronas e sofás
Muitas pessoas com crianças e animais de estimação preferem usar uma capa para proteger o estofado e, assim, manter o móvel novo por mais tempo.
Mas, essas capas precisam de higienização também, pois elas podem acumular bactérias com o passar do tempo. Logo, pelo menos uma vez por mês elas precisam ser limpas.
Observe a etiqueta e veja se é possível colocar a capa na máquina de lavar roupas, uma vez que alguns materiais possuem o fator encolhimento após a lavagem. Para que isso não ocorra, lave a capa na mão e deixe secar ao sol.
Estofados
Por fim, chegamos aos estofados que, talvez, sejam os mais complicados de limpar em casa. Mas, não quer dizer que seja impossível! Afinal, hoje em dia existem produtos de limpeza para tudo, inclusive para limpar estofados.
Primeiramente, antes de aplicar qualquer tipo de produto ao tecido, use um aspirador de pó para remover toda a poeira e resíduos maiores presos no tecido. Se você não tem nenhum produto para limpar estofados em casa, pode usar um borrifador com água, vinagre branco e bicarbonato de sódio para eliminar qualquer tipo de vírus e bactérias que estejam presentes no estofado.
Essas dicas valem para qualquer tipo de estofado de sofás, poltronas e cadeiras.
Agora que você já sabe como manter a limpeza dos seus móveis, vamos começar a faxina?