Principais móveis para casa: o que não pode faltar no seu primeiro lar?
Independentemente do motivo pelo qual esse momento chegou, se foi bem planejado ou no susto, se o objetivo era estar mais próximo do trabalho ou da faculdade, porque é hora de dar o próximo passo na vida solo ou na vida a dois… A questão é que se mudar para a sua primeira casa e construir um novo lar está entre as melhores e mais assustadoras experiências da vida adulta.
Afinal, acompanhando o familiar frio na barriga de começar uma nova jornada e a empolgação de viver as conquistas dessa fase, há também os desafios de uma rotina completamente diferente, novas responsabilidades e, claro, os compromissos com a manutenção de uma casa e os custos que isso gera.
Mas não se preocupe! Com muita pesquisa, planejamento e nossas dicas práticas, você terá móveis funcionais, confortáveis e que combinem com o seu estilo, mas sem gastar muito. Neste conteúdo, listamos os principais móveis para casa que não podem faltar, o que colocar em cada cômodo e recomendações de ambientação. Confira!
Casa nova: principais móveis para casa e outros itens que não podem faltar
A melhor parte de montar sua primeira casa é explorar todas as possibilidades e descobrir novas combinações. Entretanto, o mais importante, logo no começo, é focar nos itens essenciais para um espaço mais acolhedor e proveitoso. Por isso, é preciso pensar desde os móveis básicos e indispensáveis (como cama e armário) até aqueles itens mais elaborados, porém essenciais para dar mais identidade e personalidade ao seu novo lar.
Separamos abaixo os principais móveis para casa! Vamos lá?
Móveis para sala
A sala geralmente é o primeiro cômodo acessado na maioria das casas. É também o espaço reservado para relaxar depois de um dia cansativo, aproveitar momentos em família e receber os amigos. Portanto, a escolha dos móveis para sala deve levar em consideração o estilo da família (ou do único morador da casa) e o conforto como prioridade.
Para uma sala completa e funcional, a primeira coisa que você precisa é de um sofá confortável e espaçoso o suficiente para acomodar a família e os eventuais visitantes. E é claro que aqui você pode ser criativo e criar uma área de descanso com poltronas, puffs e almofadas. Mas podemos ser sinceros? O sofá é sempre uma escolha clássica e muito acertada!
Depois do sofá, que deve ter o tamanho proporcional ao espaço da sua sala, invista em um painel para TV ou um rack com painel. Assim você consegue posicionar seu eletrônico com segurança e ainda sobra lugar para os itens de decoração, como vasos de flores, porta-retratos ou outros objetivos que forem a sua cara.
Se for possível e se tiver espaço, você também pode completar com uma mesa de centro, mesa de canto ou um aparador para o cantinho do café ou do bar.
Para a decoração, além dos móveis para sala, você também pode colocar algumas cortinas, tapetes e luminárias, que deixarão o ambiente mais preenchido e receptivo.
Móveis para cozinha
A primeira coisa que pensamos ao montar a cozinha é a lista de eletrodomésticos, não é? Afinal, tanto a geladeira quanto o fogão são indispensáveis. Mas onde é que você pretende guardar todos os seus utensílios domésticos, alimentos, louças e talheres? Se a sua resposta foi armário, então você já está pronto para começar a investir nos móveis da sua casa.
Além de ser um espaço destinado ao armazenamento de todos os seus itens, o armário também facilita a organização e proteção dos seus pertences. Com as prateleiras e compartimentos, é possível classificar seus itens de acordo com o tipo e finalidade e, claro, deixar em locais mais acessíveis tudo aquilo que você usa com mais frequência.
Guardar seus utensílios em armários, independentemente do formato ou tamanho, também contribui para a estética da cozinha, conferindo um ambiente mais limpo e bem disposto.
Se você não tem sala de jantar ou costuma comer na cozinha, a mesa e as cadeiras também são muito importantes. Aqui você pode ser criativo e investir nos modelos que mais te agradam, mas sem esquecer que essas peças também devem harmonizar com o estilo do lugar. Ah, e se seu balcão é pequeno e você precisa da mesa para o preparo de suas receitas, dê preferência aos modelos que facilitem esse trabalho.
Quartos
Os quartos são os cômodos mais personalizados da casa e podem mudar muito de um estilo para o outro, dependendo de quem ocupá-los. Isso porque esse espaço é muito individual e todo seu. Ainda que seja dividido entre irmãos ou com outros familiares, o quarto ainda é reservado para descanso, cuidados pessoais e, em alguns casos, estudo e trabalho.
Por isso, capriche na escolha dos móveis para quarto, tenha a segurança de que combinam com você e que tornarão seu sono e momentos privados ainda mais confortáveis.
Para isso, comece pelo principal item: a cama. Esse móvel é fundamental para um sono de qualidade e uma boa saúde e deve ser escolhido com muito cuidado. Você sabia, por exemplo, que a maioria dos problemas de saúde têm relação com a qualidade do sono ou podem ser agravados quando não dormimos o bastante ou em condições inadequadas?
Por este motivo, a escolha correta da cama é uma questão de saúde!
O tamanho deve variar de acordo com a quantidade de pessoas que dividiram o móvel (cama de solteiro, cama de casal ou beliche), o espaço disponível no cômodo e até o estilo do quarto. A altura e comprimento também devem ser considerados de acordo com a estatura e perfil do dono. Afinal, uma criança provavelmente se sentirá mais confortável em uma mini cama, assim como um casal dificilmente conseguirá dividir uma cama de solteiro.
Além disso, você pode investir também em um guarda-roupa ou cômoda ou os dois juntos.
Sala de jantar
Não são todas as casas que contam com uma sala de jantar e, na maioria das vezes, esse espaço é inserido na sala de estar ou na cozinha. No entanto, caso sua casa comporte uma sala de jantar, uma opção é começar com um conjunto de mesas e cadeiras, um aparador buffet e, se for um ambiente com estilo mais clássico, uma cristaleira.
Escritório
Caso seu escritório seja separado do quarto ou da sala, uma boa ideia é investir em uma escrivaninha (ou mesa de escritório), um armário para organizar seus itens e, claro, uma cadeira bem confortável. Afinal, você passará uma boa parte do dia ali.
Gostou das nossas dicas sobre os principais móveis para casa? Então leia também: Móveis para cozinha: como equipar essa área da sua casa