higienizar eletrodomésticos

Dicas para higienizar seus eletrodomésticos

abril 13, 2023

Somos suspeitos de falar, afinal, adoramos tudo o que é inovação e praticidade, mas você deve concordar conosco que os eletrodomésticos são uma das melhores invenções da história. Além da versatilidade, esses equipamentos são adaptáveis a funções e super fáceis de limpar. 

Entretanto, justamente pela rapidez e conveniência, é muito comum que as pessoas simplesmente utilizem o aparelho com frequência no dia a dia e se esqueçam completamente de realizar a limpeza e manutenção necessárias. Afinal de contas, dá para voltar e limpar depois, não é? Bom, esse não é um hábito muito recomendável. 

Você pode estar criando o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias, fungos e outros micro-organismos causadores de doenças, que colocarão você e sua família em risco, e nem tem a menor ideia! Além disso, a higienização incorreta dos eletrodomésticos pode reduzir (bastante) a durabilidade do produto e prejudicar seu funcionamento, que leva também a custos indesejados com a substituição dos seus queridinhos. 

Você já parou para pensar sobre a forma como tem limpado seus aparelhos? Quer aprender mais sobre dicas práticas para higienizar eletrodomésticos? Então confira os tópicos abaixo! 

Saiba como higienizar eletrodomésticos da maneira correta e garanta o bom funcionamento e a durabilidade dos seus equipamentos 

Já pensou como seria cozinhar sem fogão? Conservar seus alimentos e outros produtos refrigerados sem a geladeira ou o freezer? Sair de casa frequentemente para levar suas roupas até a lavanderia? Com certeza sua vida seria muito mais complicada sem o auxílio de todos os aparelhos que tem em casa! 

Mas adquirir eletrodomésticos também é uma responsabilidade, afinal, além da instalação adequada, é preciso saber como usar corretamente e, principalmente, como higienizar eletrodomésticos de forma a manter tudo limpo e seguro para uso, sem comprometer suas funcionalidades. 

Misturas caseiras eficientes? Produtos de limpeza recomendados pelos amigos ou vizinhos? Cuidado! Você pode danificar seriamente seus equipamentos. Mas não se preocupe, separamos dicas de ouro para você: 

Desconecte todas as fontes de energia 

O primeiro passo, antes mesmo de começar a higienizar eletrodomésticos, é garantir que nenhum dos aparelhos esteja conectado a uma fonte de energia. Afinal, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar e sabemos que água, produtos químicos e fontes de energia não combinam muito durante a limpeza. 

Basta puxar o fio da tomada para longe ou desconectar seu aparelho de qualquer outra fonte de energia. Mantenha o eletrodoméstico em um local isolado. 

Lembre-se: ainda que não esteja limpando sua máquina de lavar, jamais mexa no interior do aparelho em funcionamento ou conectado à fonte de energia. Esse produto trabalha com água e é um excelente condutor de energia. Evite acidentes! 

Remova as partes desmontáveis do seu eletrodoméstico 

Esta dica vale para a maioria dos eletrodomésticos, desde geladeiras e fogões a máquinas de lavar. Para uma higienização realmente eficiente é preciso retirar todas as partes removíveis, como prateleiras e gavetas, botões (no caso do fogão) e até as bandejas (caso das máquinas de lavar).  Separe esses itens enquanto limpa o restante fixo do aparelho e, quando tudo estiver limpo, devolva as peças aos seus devidos lugares. 

Precisamos ressaltar que cada peça possui suas especificações e deve ser higienizada observando todos os cuidados. Evite mergulhar os compartimentos em água sem antes garantir que é possível secar e remover toda a umidade das peças depois. Evite também o uso de produtos corrosivos, que possam prejudicar a pintura das peças ou que comprometam as partes metálicas e emborrachadas. 

Água, sabão neutro, vinagre branco diluído em água e álcool 70º são recomendados para esse formato de higienização. Apenas no caso de peças que apresentem odores fortes ou desagradáveis, uma boa ideia é contar com o auxílio dos limpadores de uso geral odorizantes. 

Cuidado com os utensílios de limpeza! 

Ao limpar seus eletrodomésticos, evite produtos ásperos, duros e pontiagudos, como escovas de cerdas rígidas, tecidos ásperos e buchas. Dê prioridade às escovas de cerdas macias, flanelas e outros tecidos macios e, claro, esponjas macias de limpeza. 

Evite o uso de rodos ou outros objetivos de remoção de água, afinal, isso pode riscar a superfície dos seus eletrodomésticos e resultar em marcas bem visíveis. Para eliminar o excesso de umidade, utilize os panos secos mesmo. 

Caso precise remover manchas de gordura ou sujeiras que ficaram acumuladas em algum canto, conte com a água morna e o sabão neutro. Jamais utilize facas, estiletes ou espátulas para essa função. 

Observações! 

  • Não devolva nenhuma peça ainda úmida ao eletrodoméstico. Garanta que tudo está bem seco e livre dos resíduos do sabão antes de encerrar os trabalhos. 
  • Leia todas as recomendações do fabricante antes da limpeza! 
  • Evite produtos abrasivos ou que possam danificar seus aparelhos, como desinfetantes, cloro e buchas e escovas mais rígidas. 

Com qual frequência higienizar eletrodomésticos? 

Bom, essa resposta depende muito do tipo de eletrodoméstico, seus hábitos e frequência de uso. Entretanto, de forma geral, podemos nos organizar de acordo com o seguinte cronograma: 

  • Geladeira e freezer: uma vez a cada três meses ou quando necessário (no caso de acidentes com alimentos e bebidas); 
  • Fogões e cooktops: sempre após o uso; 
  • Micro-ondas e forno: sempre que, após o uso, perceber respingos ou gordura acumulada; 
  • Máquina de lavar: uma higienização completa a cada seis meses. 

Gostou das nossas dicas? Então leia também: Dicas de receitas práticas utilizando eletroportáteis e utensílios domésticos

Gostou? Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • POSTS
      MAIS LIDOS