Como escolher o sofá perfeito: dicas práticas
Seja na sala de estar, no escritório, na área de descanso ou na recepção de um consultório, o sofá é sempre o coração e a alma do lugar. Imponente, convidativo e aconchegante, esse móvel marca presença e é capaz de transformar completamente o ambiente. Afinal, o sofá é sempre sinônimo de hospitalidade e a grande estrela da decoração de qualquer espaço.
Então, se você precisa de um novo sofá para a sua casa ou ainda está planejando a nova cara da sua sala de estar, temos algumas dicas muito importantes que vão te ajudar na hora de escolher. Isso porque o sofá é um móvel de alta durabilidade, fundamental e que vai te acompanhar por muito tempo.
São tantas as opções incríveis que é muito fácil ficar na dúvida, não é? Mas não se preocupe, preparamos este conteúdo completo para te orientar na seleção do sofá perfeito. E claro, aquele que mais combina com você e com a sua casa!
Quer saber como? Confira abaixo.
Dicas simples e práticas para escolher o sofá perfeito para a sua casa
Já tem alguns modelos em mente, mas ainda precisa se decidir? Essa é definitivamente a parte mais difícil de comprar móveis novos. Dá vontade de levar tudo para casa e criar vários cômodos, só para ver como fica. Mas como isso nem sempre é possível, infelizmente, é preciso saber escolher (e escolher bem) os itens que cabem no seu orçamento e no espaço disponível da sua casa.
As dicas a seguir funcionarão com um filtro, e temos certeza que, ao final deste conteúdo, você saberá exatamente o que procura. Vamos lá?
1. O tipo e formato do cômodo
A primeira dica, surpreendentemente, não está relacionada com o seu sofá, mas sim com o local onde o sofá será posicionado. Ou seja, o cômodo da casa ou mesmo o espaço daquele cômodo destinado ao novo móvel. A maioria das pessoas costuma deixar o sofá na sala de estar, sala de visitas, sala de TV ou no escritório. Tudo isso influencia na hora da sua escolha.
Isso porque um cômodo pequeno demanda um sofá um pouco menor, enquanto que salas maiores precisam ser preenchidas com móveis mais espaçosos. Da mesma forma, se o seu novo sofá ficará no canto da parede, em formato de L, ou em uma parede curva, isso influencia também da altura e formato.
Por isso, não adianta encontrar aquele sofá dos seus sonhos e depois descobrir que ele simplesmente não se encaixa na sua casa. É melhor buscar outra opção, do que ter uma sala super apertada com um sofá gigante ou com espaço sobrando porque o móvel é pequeno demais.
Caso você opte por um modelo diferente também do formato da sua sala, além de parecer que seu sofá (tão bonito na loja) ficou deslocado no ambiente, você também perderá o espaço que poderia dedicar para outro móvel.
Iluminação
Outra questão bem interessante sobre o cômodo (e que nem todo mundo leva em consideração) é a luminosidade. Afinal, tanto as cores quanto tamanho, modelo e estampas dos sofás parecem diferentes dependendo da incidência de luz sobre o ambiente. Ou seja, aquele sofá em um tom mais escuro que você viu na loja pode ficar um pouco diferente na sala da sua casa, e a causa disso pode ser a posição das janelas, ou o tipo de lustre e até mesmo a cor da sua lâmpada.
Por isso, vale a pena avaliar, antes de escolher a cor do sofá, como é a iluminação do ambiente. Para espaços mais iluminados, recomendamos investir em peças mais vivas, com detalhes que chamem a atenção. Se quiser investir em um sofá mais escuro e sóbrio para um ambiente bem iluminado, também é uma possibilidade de equilibrar a tonalidade da decoração.
Já para ambientes mais escuros, recomendamos que invista em cores mais sóbrias e neutras. No entanto, caso o objetivo seja transformar seu sofá no destaque do cômodo, que tal caprichar na escolha de uma cor bem mais clara e chamativa? Tudo vai depender das suas preferências e estilo.
2. A finalidade do sofá
O segundo ponto importante a ser considerado é a finalidade do seu sofá. Ou seja, como você pretende usá-lo? É um sofá para assistir TV com a família, portanto mais espaçoso? Ou é um sofá para descanso ou leitura, por isso mais comprido e possivelmente retrátil? Você costuma passar bastante tempo na sala e até acaba pegando no sono de vez em quando no sofá? Ou você só usa o sofá quando recebe visitas?
É fundamental que você saiba exatamente como e quando usará seu sofá. Dessa forma, sua escolha será mais assertiva e você aproveitará ao máximo seu novo móvel.
Ter conhecimento sobre a finalidade do sofá também é muito importante para economizar dinheiro e espaço. Afinal, se você adora tirar um cochilo na sala, um sofá menor pode ser uma opção bem desconfortável. Agora, caso você só use o sofá para passar um tempo com os amigos em casa, não há necessidade de um móvel muito grande, concorda?
As características do sofá, em relação aos hábitos de uso, são fundamentais de serem analisadas. Por exemplo, a densidade do sofá é que indica se o seu sofá será mais macio, mais firme, mais “mole” ou mais “rígido”. É preciso lembrar que não há uma densidade perfeita ou ideal, tudo deve variar de acordo com o propósito da sua peça.
Afinal, todo mundo sonha com aquele sofá super macio e que afunda quando deitamos nele depois de um dia cansativo. As crianças, com certeza, preferem aqueles sofás que lembram bem uma cama elástica. Já para quem gosta de receber visitas em casa ou tem pets que adoram se esticar sobre o estofado, os modelos com tecidos “mais fáceis de limpar” são a melhor aposta.
3. Espaço disponível
Citamos esse ponto um pouco mais acima, quando falamos sobre o cômodo. Mas é sempre bom ressaltarmos a necessidade de calcular exatamente o espaço destinado ao seu sofá. Além de evitar os riscos de ter que trocar o produto na loja, porque infelizmente não coube, você ainda mantém a sua sala milimetricamente organizada.
Sabe aquela técnica do “calcular a olho”? Bom, nem sempre funciona! Para falar a verdade, não funciona na maioria das vezes. Por isso, a melhor opção é medir com exatidão o espaço disponível e, só então, procurar um sofá daquele tamanho. Assim, você não perde o espaço pequeno que não dá para colocar mais nada e nem deixa seu cômodo apertado.
Para isso, é importante já ter em mente onde seu sofá será posicionado e medir com muito cuidado. Depois disso, procure nas especificações do fabricante (disponibilizadas na loja online ou com o vendedor na loja físca) sobre as dimensões do sofá. Vale a pena deixar tudo anotado e só conferir no momento da escolha!
Caso você tenha uma opção em mente, mas o tamanho não seja compatível, que tal tentar reorganizar os demais móveis? Pode ser que você ganhe um espaço aqui e ali.
4. O estilo dos outros móveis
Chegou o momento de escolher o modelo do sofá. Afinal, se você já sabe o tipo de sofá que precisa, o formato e o tamanho, fica bem mais fácil filtrar o modelo. Aqui você pode caprichar na seleção das estampas, tecidos e até detalhes próprios de cada opção da loja.
Mas ATENÇÃO! A não ser que você tenha a intenção de trocar todos os móveis do ambiente, é preciso se limitar a modelos que sejam minimamente semelhantes ao estilo escolhido para a decoração do lugar. Por exemplo, não faz muito sentido um sofá todo moderno em uma sala com decoração mais clássica, não é? Um ou outro parecerá deslocado.
Procure harmonizar todos os seus móveis e itens de decoração. Invista em cores próximas ou da mesma tonalidade, detalhes que sejam parecidos ou formatos que se complementam. Se atente às poltronas, cortinas e tapetes. Como essas peças se comunicam entre si? A combinação torna o espaço aconchegante e acolhedor?
A palavra certa para essa etapa é: harmonia.
5. Orçamento e prazo de entrega
Você já definiu qual é o orçamento disponível para a compra e para quando você precisa do seu novo sofá. Isso não só te ajuda a escolher o modelo mais viável (tanto em preço quanto em entrega), como também te auxilia na seleção da loja ideal.
Aqui na Cybelar, você pode comprar móveis online com o preço justo, variedade de opções, qualidade e entrega rápida que você merece. Em nossa seção de móveis para sala você encontra todos os modelos de sofá citados acima, do maior ao mais compacto, em diversas cores e formatos.
Acesse nossa loja online e confira nossa categoria de sofás e todas as demais categorias de móveis para sala. Se preferir, você também pode visitar nossas lojas físicas presentes no interior de São Paulo.
Gostou do nosso conteúdo? Leia também: Como montar quarto para irmãos